O futuro é logo ali: Compra de imóveis com criptomoedas

Voltar para blog

Fazer a mudança para uma casa nova nem sempre é uma tarefa fácil e rápida, pois não basta apenas fazer o pagamento do imóvel, mas existe a dificuldade de buscar todos os documentos e realizar todos os trâmites legais. O processo muitas vezes chega a levar pouco mais de dois meses, desde a compra até a entrega.

O sonho de qualquer pessoa que irá adquirir um imóvel é de realizar a compra e entrar em sua nova casa no mesmo dia, fato! Isso ainda não é possível, mas estamos diante de um passo importante para essa transformação no mercado imobiliário, que é o pagamento em criptomoedas.

A parte da documentação e outros processos legais ainda são analógicos, porém para quem compra imóveis com criptomoedas já possui uma expectativa diferente.

A nova capital do Bitcoin.

No mercado imobiliário, os primeiros pagamentos utilizando criptomoedas acontecem em Miami, onde o prefeito Francis Suarez vem incentivando a população a usar moedas digitais.

O prefeito já afirmou que gostaria de receber seu próprio salário em criptomoedas e é um grande defensor do Bitcoin e outras moedas digitais.

Como funciona o pagamento ?

O pagamento em criptomoedas não é tão diferente de um pagamento tradicional à vista. O cliente faz a transferência de suas criptomoedas para uma carteira digital da imobiliária. Ao passo que os trâmites legais ainda sejam feitos da forma tradicional, os clientes já possuem uma mentalidade diferente e não aceitam mais que se deve esperar tanto tempo para poder entrar em casa.

Esse ainda é um primeiro passo para uma evolução do processo de compra de imóveis, e nada impede que, um dia, a escritura da sua casa e todo processo legal seja automatizado.

Quais criptomoedas devo usar ?

Hoje em dia existem no mercado diversas criptomoedas e muitas vezes elas possuem alta volatilidade, ou seja, o seu valor de mercado varia muito em um determinado período de tempo.

Preferencialmente os clientes acabam utilizando as stablecoins, moedas digitais com lastro em moedas fiduciárias, como o dólar, evitando assim a alta volatilidade de outras criptomoedas. A mais conhecida, o Tethe (USDT), tem paridade de 1 dólar para cada moeda.

Outras stablecoins bastante utilizadas são o USD Coin (USDC) e o Pax Dollar (USDP), mas nada impede que os clientes utilizando as criptomoedas mais comuns, como o bitcoin (BTC) e o Ethereum (ETH).

Vantagens e desvantagens.

Como tudo na vida existem os prós e contras para determinada ação que você deseja realizar, para compra de imóveis com criptomoedas não poderia ser diferente.

A maior vantagem de utilizar a criptomoeda para a compra de um imóvel é a possibilidade de ter uma forma a mais de pagamento, e para o vendedor a possibilidade de manter a sua parte como investimento.

Por outro lado, a desvantagem de utilizar as criptos é a alta volatilidade desse mercado. O cliente tem menor tempo para negociação, caso utilize moedas como Bitcoin ou Ethereum, pois como possuem alta volatilidade, o cliente poderá perder seu poder de compra repentinamente.