Seu próximo terreno será digital, adquirido dentro do metaverso

Voltar para blog

Para quem ainda não conhece ou não sabe do que se trata, o metaverso é um ambiente que busca a integração entre o mundo real e o digital, utilizando tecnologias como a realidade virtual e a realidade aumentada.

Nesse ambiente, os usuários se encontrarão e se comunicarão utilizando seus avatares digitais, por meio de fones de ouvido de realidade virtual, óculos de realidade aumentada e aplicativos de smartphone, o que permitirá socializar, brincar, trabalhar e aprender com os outros usuários.

Mas o que torna tudo ainda mais incrível é a possibilidade de comprar coisas nesse ambiente digital, e isso inclui terrenos e imóveis.

Como são estabelecidos os terrenos no metaverso?

Os terrenos virtuais são terras existentes em plataformas que tem como base o metaverso, tais como: Decentraland (MANA) e o The Sandbox (SAND). Essas terras ficam disponíveis em mapas digitais divididos em lotes.

Para adquirir ou vender um terreno virtual dentro das plataformas que tem como base o metaverso, utiliza-se transações feitas com criptomoedas ou tokens não fungíveis (NFT’s).

A oferta de terrenos e imóveis digitais são bem limitadas, garantindo que esses bens tenham valor – conceito em economia denominado “valor de escassez”. Por exemplo, Decentraland é composto de 90 mil peças ou “parcelas” de terreno, cada uma com cerca de 15 metros quadrados.

Qual o valor de um terreno no metaverso?

No dia 4 de abril, o terreno mais barato vendido no marketplace da Decentraland custava 3.870 MANA, o equivalente a US$10.314.

No marketplace do The Sandbox e na coleção da plataforma no OpenSea, os preços dos espaços virtuais começavam a partir de 1.91 ETH (Ethereum) – algo em torno de US$ 6.000. Cotação conferida no dia 4 de abril.

Quais fatores influenciam o valor de um terreno no metaverso?

Os valores dos terrenos e imóveis no metaverso são influenciados por 3 fatores: Escassez, tamanho e localidade.

Escassez
Nas principais plataformas do metaverso, os terrenos e imóveis disponíveis são fixos, dessa forma quanto mais a plataforma atrai novos usuários, mais os valores dos lotes tendem a aumentar, ao passo que, caso ocorra o contrário, os valores tendem a diminuir.

Tamanho
No metaverso tamanho é documento sim. Assim como no mundo real, no metaverso o tamanho dos lotes influenciam no seu preço. Quanto maior o local, mais caro ele é.

Localidade
No mundo real existem regiões mais nobres e no metaverso funciona de maneira parecida. Locais próximos de grande fluxo de pessoas, os valores tendem a ser mais altos.

E por fim, qual a vantagem de comprar terrenos no metaverso?

A principal vantagem de comprar terrenos no metaverso é a possibilidade de monetizar esse espaço. Existem diversas formas de fazer isso, tais como:

Compra e revenda
É possível comprar um terreno no metaverso e aguardar um tempo até que ele valorize, ou até mesmo construir uma mansão ou algum outro tipo de empreendimento para valorizar esse espaço.

Aluguel
Outra possibilidade é a locação do terreno para outros usuários ou empresas interessadas em desenvolver um negócio virtual. O valor do aluguel irá depender muito de sua localização.

Eventos
Uma boa opção seria construir algum tipo de negócio virtual, como uma casa de show, por exemplo. A cantora Ariana Grande realizou um show dentro de uma plataforma do metaverso.

Anúncios
E por fim, uma ótima opção de monetização é colocar outdoors no terreno e vender espaços publicitários para outros players e empresas. Caso você tenha um terreno em uma localização de grande circulação de pessoas pode tirar um bom proveito.

O que você acha dessa grande revolução que está surgindo? Teria coragem de embarcar nessa ou nada passa de especulação?

Ainda é bem cedo para afirmar qualquer coisa, porém os especialistas preveem que o metaverso irá amadurecer e se tornará uma economia totalmente funcional nos próximos anos.